Site já está em português.

Website already is in english.

"Sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o conhecimento." Pv. 4.7




Página Inicial / Todos os Temas / Em quem você acredita?



Em quem você acredita?


Autor: Paulo Bichara

24/06/2014

 / 

wallpaper-cruz-jesus-2181

Em quem você acredita definirá quem você será!

Nosso  primeiro mentor deve ser Deus, isto é, Aquele que nos compreende perfeitamente, afim de que alcancemos o propósito para o qual Ele nos chamou.

Quero enfatizar a importância de ouvir conselhos, obedecer conselhos, escolher alguém para ser seu mentor/instrutor/conselheiro.

É impossível viver, senão com erros e acertos. É óbvio, mas poucos percebem.

A escolha é sua: ERRAR ou ACERTAR.

Que pena e dó, dos jovens principalmente, que não entendem este princípio bíblico. Acreditam que são capazes de acertar na vida sem ouvir conselhos, sem possuir um mentor. Consideram a si próprios “super-homens”.

A bíblia é clara:

Onde não há conselho os projetos saem vãos, mas, com a multidão de conselheiros, se confirmarão. (Provérbios 15:22 ARC)

Pessoas já viveram o que você viveu e chegaram aonde pretende chegar. Aprenda ouvi-las. Entenda que seu pai, sua mãe, avós, tios… já tiveram sua idade, já se apaixonaram, choraram, sentiram raiva, se decepcionaram e enfrentaram dificuldades das quais PODEM TE LIVRAR. Eles podem te direcionar antecipadamente. Por que não ouvir, por que não obedecer?

Tolo (burro): Persisti várias vezes em seu erro.

Inteligente: Erra e não persiste em seu erro; aprende com sua própria queda.

Sábio: Aprende com o erro dos outros.

para o sábio ouvir e crescer em sabedoria, e o instruído adquirir sábios conselhos.

Então, a mim clamarão, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, mas não me acharão. Porquanto aborreceram o conhecimento e não preferiram o temor do Senhor; não quiseram o meu conselho e desprezaram toda a minha repreensão.

(Provérbios 1:5, 31 ARC)

Quem é teu mentor?

Tens ouvidos conselhos? De quem?

Você já reparou que uma criança de cinco anos quer ir à lugares, comer coisas, ou realizar atividades que comprometam sua segura (comer vidro, brincar com cachorros perigosos, atravessar ruas movimentadas)? Seus pais a proíbem porque conhecem o perigo. Você que tem quinze, vinte, trinta, quarenta, setenta, cem anos não é diferente. Existem coisas que outros já viram, passaram e conhecem. São essas pessoas podem te ensinar o melhor caminho.

ESCOLHA O SEU MENTOR. QUEM VOCÊ OBEDECERÁ? Amigos que se encontram em situações iguais ou piores do que as suas?

Entenda que, em quem você resolver acreditar definirá quem você será.

Poucos dias atrás, veio nos visitar um pastor, pregador. Este pastor iniciou a conversa com assuntos não relacionados à Deus. Disse que iria escrever um livro, mas não mencionaria o nome de Deus, pois não desejava que pessoas lessem seu livro com “preconceito”. Aquilo me espantou. Ele gostava muito de falar das coisas terrenas. Poucas vezes, para não dizer nenhuma, tratava de assuntos espirituais. Não demorou, ele mencionou alguns homens que admirava. Ao ouvir os nomes de seus conselheiros imediatamente entendi. EM QUEM VOCÊ DECIDIR ACREDITAR DEFINIRÁ QUEM VOCÊ SERÁ.

Deus precisa ser seu primeiro conselheiro, pois conhece tudo o que qualquer homem possa conhecer. Se Deus for seu mentor não haverá limites para seu progresso. Mas se homens forem antes de Deus na sua vida, seu progresso será limitado à eles.

Muitos propósitos há no coração do homem, mas o conselho do Senhor permanecerá (Provérbios 19:21)

Obedeça sua mãe. Obedeça seu pai. Escute conselhos. Planeje sua vida. Acredite em alguém. Alguém pode lhe ensinar coisas já aprendidas, adiante seu aprendizado e ouça, não queira errar para aprender. Faça uma leitura dos erros dos outros.

APRENDA COM CAMPEÕES NÃO PERDEDORES. Não procure conselho para casamento com quem não detêm um bom casamento, ao contrário, não cometa o mesmo erro que o tal cometeu.

QUEM É SEU MENTOR? EM QUEM VOCÊ ACREDITA? QUEM VOCÊ OBEDECE?

Ouve o conselho e recebe a correção, para que sejas sábio nos teus últimos dias (Provérbios 19:20)

Porque com conselhos prudentes tu farás a guerra; e há vitória na multidão dos conselheiros (Provérbios 24:6 ARC)



Voltar Ou escolha um artigo de Paulo no quadro ao lado

MAIS ARTIGOS




"Sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o conhecimento." Pv. 4.7