Site já está em português.

Website already is in english.

"Sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o conhecimento." Pv. 4.7




Página Inicial / Todos os Temas / Jovens, Destaque ou Fracasso



Jovens, Destaque ou Fracasso


Autor: Paulo Bichara

15/07/2014

Você Precisa Fazer a Diferença Em Teu Meio

Apesar do número de jovens que fazem a diferença no mundo ser pequeno, há vários que se destacam, quer em seus talentos de estudos, música, desenvolvimento na informática, etc. O foco deste post são os jovens que estão se perdendo e não sabem como. Quando digo jovens me refiro a faixa etária entre 10 a 25 anos.

Talvez você esteja se perguntando o porquê de tamanha variação na faixa etária “jovem”.

Antes mesmo de destacar o tema a fundo, quero que você leia este versículo bíblico:

E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2 ARC)

Você com certeza leu o versículo acima, talvez porque é pequeno, talvez porque ficou curioso, de qualquer modo leu. Porém, a principal pergunta emerge: Você entendeu o que leu?

Quero dar destaque a este trecho: “…mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento…”.

Você precisa entender que, para experimentar a perfeita vontade de Deus em tua vida, precisa PROCURAR CONHECIMENTO, PRECISA RENOVAR O TEU ENTENDIMENTO.

Oração não traz bençãos, nem mesmo a fé o faz. O que acarreta sucesso em sua vida é a oração e a fé com ação. Veja:

Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé e não tiver as obras? Porventura, a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e lhe não derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras é morta em si mesma. (Tiago 2:14-17 ARC)

O que está acontecendo com a juventude é simples e triste. Estão dedicando a maior parte do tempo à atividades ou pensamentos inúteis, que não trazem proveito, não estão renovando o entendimento (em outras versões bíblica diz-se “renovando a mente”).

A população mais jovem fixou na mente no ideal de que não atentar seriamente as atividade de grande relevância, trataria-se de ser muito “radical”, “cabeça-dura”…

Jack Andraka é um garoto americano de 15 anos que conseguiu desenvolver um diagnóstico para o câncer extremamente eficiente, pois trata-se de uma forma de diagnosticar o câncer em poucos minutos, basta coletar o sangue e pronto, resposta precisa e imediata. Constatando-se o câncer com antecedência as chances de reversão do quadro clínico se torna superior. Ele tem apenas 15 anos de idade. Mas por que ele conseguiu?

Se analisar na reportagem da revista “Veja” entenderá (http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/jovem-de-15-anos-revoluciona-o-combate-ao-cancer-de-pancreas):

…Na segunda metade de 2011, Jack começou o trabalho que duraria sete meses. O médico conta que o garoto aparecia no laboratório todos os dias, após a escola — uma viagem de 70 quilômetros. “Vinha até nos feriados e por vezes saía tarde da noite do laboratório.

Ele centralizou suas atividades no que almejava. Ele procurou. Desenvolveu. Não precisa ser cristão a fim de que este princípio te corresponda.

Nossa vida funciona em torno da PESSOA DE JESUS, que nos traz paz interior, riquezas sem dores Pv. 10:22, e, sobretudo, a salvação; e funciona em torno dos PRINCÍPIOS DE JESUS, que se referem a toda a coerência de raciocínio e ciência criada por Deus. Se você pretende uma forma física robusta, necessita ir à academia como também comer propriamente, trata-se de um princípio criado por Deus. Se busca dinheiro, precisa aprender investir, trabalhar, centralizar-se, é um princípio que Deus criou (leia Provérbios 10:22 para compreender a prosperidade financeira divina – meu post anterior). Se quer ser inteligente PRECISA ESTUDAR!

Muitos erram/falham no evangelho por não entenderem esta grande diferença. Assim, explica-se, porque muitos ímpios são prósperos (Salmos 73) – entendem e seguem os princípios criados por Deus – e muitos cristão pobres – não seguem os princípios criados por Deus (não me faço alusão a pessoa de Jesus).

Nossos neurônios são como músculos, isto é, se fortalecem. Você reparou que ao estudar algo complicado a contar de um determinado ponto sente a cabeça cansada/pesada? Você se exausta mais facilmente. Seu cérebro está se desenvolvendo, ou melhor, se adaptando a nova forma de vida APRENDER.

Paulo, ao escrever a carta aos Romanos tinha consciência disto, ele próprio era homem inteligente.

Se você é Cristão, não terá validade apenas orar com o objetivo das coisas acontecerem em sua vida. Precisa plantar o que quer colher. Pois tudo o que fazemos é uma semente. Ouvir é uma semente para o conhecimento. Andar é uma semente para alcançar o destino que se busca. Comer é uma semente para o sustento e bem estar. Ler é uma semente para mais conhecimento. Dormir é uma semente para o descanso. Investimento de tempo e dinheiro são sementes para as finanças.

Portanto, aprenda filtrar o tempo que tem.

A primeira fonte de conhecimento de todo ser humano é Deus:

Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca [bíblia] vem o conhecimento e o entendimento. (Provérbios 2:6 ARC)

E como ouvimos as palavras da boca de Deus? Lendo a bíblia.

Toda escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, redarguir, corrigir, instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído em toda boa obra. ( 2 Timótio 3:16-17 ARC).

Poucos jovens têm lido a bíblia, assim poucos alcançam o conhecimento devido.

O maior problema da juventude é não entender esta capacidade do cérebro se desenvolver. É exatamente por esta razão que é tão complicado para pessoas mais idosas aprenderem cálculos matemáticos complexos. Destaco que não se trata de todas as pessoas idosas, mas aquelas que não exercitaram seus neurônios ao longo da vida.

Certa vez mostrei um programa de computador para uma amiga instalar, ela tem dezenove anos, não conseguiu instalar o simples programa. Fiquei chocado. Pouco tempo depois apresentei o mesmo programa para outra amiga, porém esta conta atualmente com 67 anos de idade. Ela instalou perfeitamente. NOVAMENTE, FIQUEI CHOCADO!

A jovem que não conseguiu instalar não tem treinado seu cérebro para aprender. A mulher de mais idade tem se preparado para novos conhecimentos.

Não desperdice seu tempo com jogos, celular, bobeira, dedique-se ao conhecimento. Assim você se destacará e chegará ao sucesso emocional, financeiro, conjugal… Isto porque com conhecimento e sabedoria toma-se decisões acertadas.

É lamentável ver o alto número de jovens perambulando pelas ruas sem um destino (brincando, correndo, jogando bola, jogando vídeo-games, se reunindo para comer) enquanto os trabalhos de escola são feitos em última hora, enquanto as notas da escola são baixa. São extremamente competentes para explicarem todo um campeonato de futebol, mas não sabem aplicar uma fórmula matemática que estará presente na próxima prova de escola.

Entenda que aprender matemática não é apenas aprender cálculos. Aprender ciência/biologia, não é apenas conhecer animais, corpo humano, plantas, etc. É DESENVOLVER O CÉREBRO PARA QUE ELE TENHA FACILIDADE EM APRENDER COISAS NOVAS. APRENDER CRIAR UM “Facebook”, um site de pesquisa “Google”, uma marca “Apple”. Aprender ler uma nova decisão de um tribunal de justiça e compreendê-la.

Faça um teste, traga um assunto novo para dois colegas, um que estuda bastante e outro que estuda menos. Veja qual dois dois será capaz de desenvolver melhor o assunto ou decifrar com mais facilidade o que está sendo transmitido.

Utilize sua máquina

Utilize sua máquina

Quando dizem: “esta pessoa é burra”. Na verdade ela não é burra. Simplesmente aplicou o tempo de forma indevida, isto é, não desenvolveu a capacidade de aprender, que ainda pode ser desenvolvida.

Quanto mais tempo demorar para começar aprender, mas difícil se tornará.

Aprenda se dedicar à palavra de Deus. Use a boca de Deus, bíblia, como fonte inicial de conhecimento e alcance todo o sucesso que tem procurado.

Não desperdice seu tempo.

Deus está te preparando para grandes conquistas e grandes vitórias, porém é necessário que você faça sua parte.

Já que Deus te criou, já que Ele existe e criou tudo, aprenda desfrutar do planeta terra que ele colocou em suas mãos.

Quando tiver de escolher entre “obedecer” um colega, aceitando o convite de sair jogar bola, ou obedecer sua mãe, aceitando sentar-se e preparar-se para um concurso ou prova que terá de enfrentar. FAÇA A ESCOLHA CERTA E não tema a decisão certa.

O Espírito Santo é seu companheiro.

Quero encerrar este post com um versículo bíblico que comprova a necessidade de compreender os princípios de Deus, ESTUDAR:

Aprendei a fazer o bem; praticai o que é reto; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas. (Isaías 1:17 ARC)



Voltar Ou escolha um artigo de Paulo no quadro ao lado

MAIS ARTIGOS




"Sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o conhecimento." Pv. 4.7