Site já está em português.

Website already is in english.

"Sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o conhecimento." Pv. 4.7




Página Inicial / Todos os Temas / Adaptação



Adaptação


Autor: Paulo Bichara

21/07/2014

 

Existem situações em que não poderá se adaotar

Existem situações em que não poderá se adaptar

Algumas vezes a adaptação será necessária, outras vezes não deverá existir. A sabedoria é a habilidade de discernir quando não se deverá adaptar e quando deverá se tornar como os demais – discernir entre o bem e o mal. Não permita com que satanás perturbe sua mente e torne seu futuro fracassado.

A vontade do Espírito Santo é que você entenda quando Ele quer que você siga a lei do protocolo, se adapte, e quando Ele pretende que você seja o “do contra”.

Meu foco neste post, é destacar as situações fundamentais em que você não deverá se adaptar, pois a adaptação, normalmente, é mais fácil e comum, porém quando se trata de fazer o que a cultura não ensina a dificuldade surge.

Para iniciar qualquer assunto, quero que você abra sua bíblia no livro de Gênesis capítulo 41 e versículo 14. Nesta passagem José é chamado para ir ter com Faraó. José estava preso e iria interpretar o sonho de Faraó.

Quando José iria se apresentar na presença do rei, a primeira coisa que fez foi barbear-se e mudar a vestimenta, para que então pudesse se apresentar à Faraó.

Quando você está prestes à ir falar com uma autoridade executiva, legislativa ou judiciária você não se apresenta com roupa que utiliza para ir à academia (tênis de corrida, shorts, camiseta regata, fones de ouvido na orelha…). Isto são regras de protocolo. Deve-se respeitar o ambiente em que se encontra.

Se você é convidado à pregar em uma determinada igreja, deve dirigir-se a direção e aos responsáveis e entender o que pode e o que não pode ser feito.

Apesar do que eu mencionei, quero que leia atentamente:

Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da buzina, do pífaro, da guitarra, da harpa, do saltério, da gaita de foles e de toda a sorte de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se a não adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro do forno de fogo ardente: e quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos? Responderam Sadrach, Mesach e Abed-Nego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio. Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará do forno de fogo ardente, e da tua mão ó rei. (Daniel 3:15-17 ARC)

Me diga se Sadrach, Mesach e Abed-Nego (Hananias, Misael e Azarias) se adaptaram a cultura local, ao mandado do rei, ao que todos estavam fazendo.

NÃO, ELES NÃO SE ADAPTARAM!

Este exemplo bíblico pode ser facilmente aplicado em sua vida.

Há situações em que homens de Deus te dirão para pecar (1Reis 11:13-34), cuja ordem você não poderá cumprir. Todavia, haverá situações em que você deverá se adaptar.

NENHUM CASAMENTO PODE PREVALECER SEM ADAPTAÇÃO!

Quero que entenda, portanto:

Quando amigos escarnecedores, hipócritas e homens vãos te convidarem à fazer o mal, diga não:

Não me tenho assentado com homens vãos, nem converso com os homens dissimulados. (Salmos 26:4 ARC)

É melhor confiar no Senhor do que confiar nos homens. É melhor confiar no Senhor do que confiar em príncipes. (Salmos 118:8-9 ARC)

A cultura muitas vezes ensina que mulher não deve trabalhar. Ora, o trabalho é simplesmente a solução de problemas para outros. Mulher não trabalhar porque assim ensina a cultura, é contrário à palavra de Deus. Paulo ensina que aqueles que não trabalharem que não tenham parte nas refeições.

Sua cultura pode te ensinar a ir à festas todas as sexta-feiras. Por isso você irá?

Seus costumes podem ensinar que não se prega sobre dízimos e ofertas. Então nunca pregue Malaquias 3:10, Provérbios 3:9, Salmos 35:27, Marcos 4:26, Isaías 30:23. NÃO SEJA ESTÚPIDO!

Seus amigos podem estar todos jogando bola e dizendo: nesta idade é época de jogar bola, não se deve concentrar a maior parte do tempo louvando à Deus, então eu digo:

E assim a minha língua falará da tua justiça e do teu louvor, todo o dia. (Salmos 35:28 ARC)

Não sufoque o que existe de diferente em você porque a cultura assim pede.

Não existem milhares de Silas Malafaia, Mike Murdock, Joyce Myer, Billy Graham, Edir Macedo, Valdomiro Santiago, Benny Him. Por que? Porque eles não se adaptaram ao pecado da cultura, mas escolheram a diferença.

Qual a habilidade que existe em você e tem sido ignorada por medo de não se adaptar?

Qual a habilidade que existe em você e tem sido ignorada por medo de não se adaptar?

Qual a habilidade que existe em você e tem sido ignorada por medo de não se adaptar?

Você só será conhecido pela sua diferença.

O que te tornará um destaque será o que você faz que outros não são capazes. Assim, seu sucesso será inevitável!

As igrejas pregam que membros não podem frequentar cultos em outras igrejas, aonde outros pregadores lecionam? Você tem perdido a oportunidade de aprender com homens de Deus de outras igrejas por medo de não se adaptar? Obedeça à Deus acima de tudo. Não seja ignorante!

Seus familiares não apoiam sua idéia de frequentar igrejas? Então, por medo de não se adaptar você não frequenta? Não seja ignorante, obedeça Deus!

Você está com medo de tocar músicas?

Está com medo de pregar?

Não permita com que o comodismo da cultura atual te prejudique, mas faça a diferença no mundo.

Deus te escolheu para um propósito específico.

Davi matou Golias. Jovens da idade dele não lutavam.

Moisés retirou o povo do Egito. Os hebreus não podiam sair.

José interpretou o sonho de Faraó. Ninguém mais o fez.

Paulo pregou em todas as regiões. Ele foi perseguido por isso.

Elias confrontou Acabe. Acabe era o rei.

E não vos confirmeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2 ARC)

Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo; (Colossenses 2:8)



Voltar Ou escolha um artigo de Paulo no quadro ao lado

MAIS ARTIGOS




"Sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o conhecimento." Pv. 4.7