Site já está em português.

Website already is in english.

"Sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o conhecimento." Pv. 4.7




Página Inicial / Todos os Temas / Semente



Semente


Autor: Paulo Bichara

18/08/2014

O Espírito Santo quer te ensinar a ser rico. Porém Ele não instruirá ignorantes, que fecharam seu coração para a palavra de Deus. Portanto, seja sábio e ouça o conselho e receba a repreensão. Não escolher duvidar da palavra de Deus.

Provérbios 4:5-7 ARC

Adquire a sabedoria, adquire a inteligência e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca. Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te conservará. A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o conhecimento.

Isaías 1:17 ARC
Aprendei a fazer o bem; praticai o que é reto; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.

Sabedoria é a habilidade de discernir entre o bem é o mal 1Reis 3:9.

Se você é sábio, Jó 3:8, entenderá como se tornar prósperos.

1. Existem duas grandezas extraordinárias feitas por Deus:

1- nossa vida no céu (salvação e paz);

2- nossa vida na terra (bens materiais);

EU ESCOLHI OBTER, DE FORMA PLENA, AS DUAS GRANDEZAS CRIADAS POR DEUS.

Para alcançarmos a mais importante, vida no céu, devemos reconhecer Jesus como nosso único e suficiente salvador (Romanos 10:9) e buscar intimidade, santidade com Ele. Evitar obras dos pecado, Galatas 5:19. Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. (João 14:6 ARC)

Para alcançarmos a vida na terra de forma plena, precisamos reconhecer os princípios de Jesus. Ou seja, se alimentar de forma saudável, não infringir as leis terrenas (para não ser preso), respeitar autoridade, fazer exercícios físicos, estudar para exercitar o cérebro, ser diligente para alcançar o sucesso e dinheiro. Viste um homem diligente na sua obra? Perante reis será posto; não será posto perante os de baixa sorte. (Provérbios 22:29 ARC).

Agora tudo ficou mais claro.

A maioria dos pastores e pregadores não são bem sucedidos financeiramente, simplesmente porque não entenderam a segunda grandeza criada por Deus, vida na terra. Pregam apenas a vida no céu e se esquecem da vida na terra. Pregam João 3:16 e esquecem Marcos 10:28

O detalhe fundamental deste pensamento é entender este versículo:

Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. (Mateus 18:18 ARC)

A vida na terra é tão importante que influência a vida nos céus.

Este é o ponto crucial, pois demonstra a diferença entre os cristãos (seguidores dos ensinamentos de Cristo) e os ímpios (homens que vivem pela carne).

2. Existem duas formas de prosperar financeiramente:

com a prosperidade que vem de Deus (Provérbios 10:22 e Lucas 6:38);

com a prosperidade dos loucos (Provérbios 1:32 e Mateus 6:19, 24).

Agora nasce nossa mensagem de hoje. Vamos aprender a alcançar a segunda grandeza criada por Deus, vida na terra de forma plena, através a prosperidade que vem de Deus.

PARA CONCLUSÃO DO PENSAMENTO ACIMA:

Deus criou:
a. salvação e paz, através da pessoa de Jesus Cristo. Exemplo de quem aprendeu bem sobre esta parte do evangelho. Mateus 11:11: “11 Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.”

b. vida terrena plena (prosperidade), através dos princípios de Jesus. Um exemplo extraordinário de um homem que entendeu e seguiu os princípios de Jesus de forma plena: 1Reis 3:12: “Eis que fiz segundo as tuas palavras [Salomão]; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará.”

.       a.1) prosperidade do Senhor, com os princípios de Jesus: todos que seguirem os princípios de Jesus serão prósperos, porém apenas aqueles seguirem estes princípios de Jesus, juntamente com os princípios da prosperidade do Senhor (semente e honra) é que possuirão a riquezas que vem de Deus e não do homem.

.      a.2) prosperidade dos loucos, com os princípios de Jesus: grandes bilionários da terra, seguem os princípios de Jesus da terra (regras do mundo que foram criadas por Deus), como, por exemplo, ser diligente, não atrasar com o que deve ser feito, não ser preguiçoso. Mas eles não seguem os princípios da prosperidade do Senhor (semente e honra).

Portanto, nossa mensagem tratará do item a.1 acima.

2. Como alcançar a prosperidade que vem do Senhor?

SemearA forma de alcançar prosperidade que vem do Senhor é através da honra e da semente, quero enfatizar a área menos compreendida, a semente. Para tanto, o texto chave desta mensagem será Marcos 4:26:

Marcos 4:26-29 ARC

E dizia: O Reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra, e dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse, não sabendo ele como. Porque a terra por si mesma frutifica; primeiro, a erva, depois, a espiga, e, por último, o grão cheio na espiga. E, quando já o fruto se mostra, mete-lhe logo a foice, porque está chegada a ceifa.

Esta passagem bíblica está simplesmente orientando o povo de Deus que o reino dos céus funciona como uma semente que cresce e chega o momento de ser colhida, de maneira que o homem não compreenda.

Isto, a parábola, mencionada por Jesus, que acabamos de ler, ensina semear dinheiro no reino de Deus e colher dinheiro no reino de Deus.

Que tipo de semente você tem plantando?

Para que fique mais evidente a verdade bíblica, leiamos Provérbios 3:9-10.

Honra ao Senhor com a tua fazenda e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão os teus celeiros abundantemente, e trasbordarão de mosto os teus lagares. (Provérbios 3:9, 10 ARC)

Na bíblia, Deus fala mais sobre prosperidade do que fé e oração junto. O Senhor ama a prosperidade de seus servos. Como Ele ama.

Só há um momento na bíblia toda em que Deus pede para que você o coloque a prova:

Malaquias 3:10 ARC: Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar

Malaquias 3:10 – NVI: Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova”, diz o Senhor dos Exércitos, “e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.

A semente é fundamental, pois é a única maneira de se possuir uma colheita. Não se colhe sem plantar.

3. Você precisa entregar dízimos e ofertas com propósitos específicos.

Deixe me contar um testemunho. Em 1998-1999 minha mãe e meu pai não tinham condições financeira muito boa. Passavam por dificuldade. Apesar de minha mãe já estar advogando, foi neste ano que a atividade dela estavam se tornando mais evidente.

Minha mãe e meu pai ouviram sobre uma novidade na área da advocacia, um novo tipo de ação. Havia a possibilidade de ganharem e perderem.

Mamãe entrou em uma igreja e ouviu o pregador dizer para entregar uma semente com o propósito de uma colheita específica. Assim ela fez, escreveu um cheque de R$ 3.000,00, na época sem ter o dinheiro, e pediu à Deus que os processos dela fossem bem sucedidos, ela também pediu o tempo específico em que queria ver as ações encerradas. Ela acreditou naquilo e correu em direção ao propósito dela. Assim Deus fez acontecer. Os processos dela todos foram de resultado positivo e no tempo que ela havia pedido. Ela plantou esperando uma colheita específica.

Como lemos em Marcos 4:26, o reino de Deus se assemelha a uma plantação. E todo agricultor planta soja esperando colher soja, ele, ainda, planta uma quantia específica esperando colher uma quantia específica.

As pessoas entregam oferta na igreja, acreditam na semente, porém pergunte à elas:

“você espera qual colheita com sua semente?” Elas dirão: “bem, espero ter mais dinheiro, preciso que meu telhado seja concertados, que um melhor emprego”. Então você insiste na pergunta “mas esta semente, esta oferta, foi para qual destes pedidos?” “Bem não havia pensado nisto”, ela responde.” Foi para todos”.

Planta com um propósito de colheita específico. Plante valores específicos. O tamanho de sua colheita irá depender do tamanho de sua semente.

4. Mas Deus quer que seu servo seja próspero?

Como os Cristãos confundem a bíblia. Ouvi uma mulher dizer que a bíblia ensina a pobreza. Pobreza de entendimento há nesta pessoa.

Para responder esta pergunta separei alguns textos bíblicos:

Salmos 35:27, 28: Cantem e alegrem-se os que amam a minha justiça, e digam continuamente: O Senhor, que ama a prosperidade do seu servo, seja engrandecido. E assim a minha língua falará da tua justiça e do teu louvor, todo o dia.

Lucas 6:38: Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos darão; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.

Provérbios 28:20: homem fiel abundará em bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer não ficará sem castigo.

Isaías 30:23: Então, te dará chuva sobre a semente com que semeares a terra, como também pão da novidade da terra; e esta será fértil e cheia; naquele dia, o teu gado pastará em lugares largos de pasto.

Salmos 112:2, 3: A sua descendência será poderosa na terra; a geração dos justos será abençoada. Fazenda e riquezas haverá na sua casa, e a sua justiça permanece para sempre.

Marcos 10:29-31: E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, que não receba cem vezes tanto, já este tempo, em casa e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições, e, no século futuro, a vida eterna. Porém muitos primeiros serão derradeiros, e muitos derradeiros serão primeiros.

Muitos dizem: “O diabo vai te dar riqueza para se afastar de Deus”. Responda: “Aé? E por que ele ainda não te deu? Porque ainda não apareceu oportunidades de um emprego melhor para você? Aprecem mulheres para te fazer pecar, mas não aparece o dinheiro para te fazer pecar?.”

5. Honra

Como já mencionei, honra é uma das maneiras de se adquirir prosperidade, mas por quê?

Honra a teu pai e a tua mãe, como o Senhor, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que te dá o Senhor, teu Deus. (Deuteronômio 5:16 ARC)

Simplesmente porque a bíblia toda ensina sobre honra. Os primeiros 4 mandamentos ensinam sobre honrar a Deus, os últimos 6 ensinam sobre honrar ao próximo.

A única forma de prosperar é honrar. Embora eu tenha desmembrado o tema honra em semente, ao semear você está honrando à Deus. Porém, como os cristão confundem o princípio da semente, importante separá-lo. Mesmo porque, ao honrar também se está semeando. Ambos os princípios estão vinculados.

Honra ao Senhor com a tua fazenda e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão os teus celeiros abundantemente, e trasbordarão de mosto os teus lagares. (Provérbios 3:9, 10 ARC)

Honrar é ouvir o conselho e receber a correção Pv. 19:20.

É importante você honrar seu pai e sua mãe, como também seus irmão, filhos, avós. Todos.

Honra é uma semente para o sucesso. Semear é honrar.



Voltar Ou escolha um artigo de Paulo no quadro ao lado

MAIS ARTIGOS




"Sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o conhecimento." Pv. 4.7